domingo, julho 07, 2002


Razões para este post:
Hoje senti uma necessidade tremenda (é um adjetivo que raramente uso) de ouvi Mogwai. Nunca pensei que fosse sentir isso. Não que a banda não seja boa. É boa. Muito boa. Incrivelmente boa. Mas não é o tipo de música que costumo ouvir em momentos como esse (perdoem-me não dizer como é um momento como esse, mas de outra forma esse seria um blog muito confecional). Comprei recentemente o Ten Rapid da referida banda. Não sei porque escolhi esse disco, uma vez que nem é um disco oficial da banda, se não me engano é uma coletânea, mas nesse disco tem uma música chamada Angels versus Aliens que já tem um título sensacional, e mantem-se sensacional até o fim. Provavelmente foi esse disco que me escolheu (sem querer fetichizar demais as coisas).

A tarde fui para a Universitária AM, e junto com alguns membros da nação SUNAB, programei músicas e apresentei em alguns momentos. Fiquei encarregado diretamente do bloco de samba, depois do de black e de rock '90. Mas talvez o que mais tenha chamado em toda minha participação na SeleçãoInformal tenha sido a versão de Gary Burton para Chega de Saudades. Bom, acho que a maioria das pessoas deve conhecer a música e não preciso dizer que ela tem uma melodia linda e tal. Pois bem, a versão de Mr Burton foi muito comentada pelo fato de ser um absurdo alguém programar essa música. Me levou a pensar que talvez o mundo não esteja apto a tolerar a beleza quando ela se disfarça num longo solo de vibráfono. Mas acho que o melhor de tudo foi mesmo Gilberto Gil fechando a Seleção com a música Lamento Sertanejo pedida por Haymone. Essa música é do disco Refazenda de 1975. Belíssima.

Depois fui para a Unidade Móvel no Pátio de São Pedro. O vídeo de Daniel (que por sinal eu ajudei a bolar) foi exibido. A reação acho que não foi a esperada por ele, nem por Jarmeson... eu não conto porque eu tenho o senso de realidade distorcido. Ah! no Pátio tinha um monte de gente e rolou uns shows e tal. O do Supersoniques foi legal, mas não prestei atenção o tempo todo, o do Astronautas foi um pouco mais diferente do que da outra vez, mas acho que não gosto mesmo da banda. Não sou bom em falar de música. Sei que, no Pátio, o fato de ter escutado Mogwai logo quando acordei foi determinante para minha noite, o clima era o mesmo da música. Sem falar que me fez lembrar dois filmes que não tinham exatamente muito a ver com o clima do Pátio, um é O homem que não estava lá, dos Cohen, e Poucas e Boas, de Woody Allen. O primeiro fala de desejos oprimidos que levam o sujeito a quase se anula (por falta de um termo melhor). O outro é sobre um sujeito que só percebe o que tinha conquistado depois de perder tudo. Embora alguns tentassem dar a noite um tom Star Wars, em homenagem ao recem-assistido Ataque dos Clones (filme legal que não me acrescenta nada como ser humano mas é uma experiência que não perderia), esses filmes marcaram bons momentos desta noite. Bons não exatamente no sentido de agradáveis, mas, antes, no sentido de substanciais, se é que pode ter este sentido.

Nenhum comentário: