quarta-feira, março 17, 2004

.::Homem branco heterossexual::.

Uma vez usei essa categorização em uma discussão sobre o movimento de minorias, movimentos de afirmação, defesa e inserção de minorias. Estes movimentos surgem devido à opressão que certos segmentos sofrem pelo sistema e coisa e tal. O uso que fiz foi uma forma irônica e jocosa de chamar atenção para o fato de que discutir minorias normalmente é discutir questões de gênero e racismo. Então, sempre há vozes que se levantam em defesa ao direito das mulheres, ao reconhecimento do negro, ao orgulho gay, no entanto o homem branco heterossexual, vai se tornando uma minoria, pelo menos no que diz respeito à representatividade e, até mesmo, ao direito a esta. Mas claro, nunca tive intenção de levantar de fato a bandeira de um movimento de afirmação do homem branco heterossexual, era só uma forma de fazer uma provocação. Uma tentativa de chamar atenção mais para a forma do que para o conteúdo.

Não foram poucas vezes que fui indagado, muitas delas com um certo tom de violência, o que eu estava pretendendo com aquilo. Normal seria tais indagações se não demonstrassem uma certa preocupação de eu estar sendo machista, racista e homofóbico. Tudo bem, não se pode esperar que todo mundo tenha o mesmo senso de humor ou que entendam a ironia. Mas a questão é: não seria esse prejulgamento de um movimento de afirmação de uma suposta minoria como um posicionamento radical um reflexo de que, no senso comum, todos esses movimentos de minoria têm um quê de radicalismo?

Claro, se os homens brancos heterossexuais são os grandes culpados por controlarem um sistema que oprime mulheres, negros e homossexuais, um movimento de afirmação provoca medo por causa da desigualdade de poder entre as partes. E realmente seria algo a ser reprimido duramente em sua origem alguma espécie de levante dessa parte poderosa para subjugar aqueles já tão oprimidos. E atribuo a isso as reações tão passionais que recebi. Se eu estivesse realmente com intenção de levar as coisas tão longe como muito imaginaram, eu mesmo seria uma dessas vozes agressivas contra mim mesmo.

Mas a questão é mais semiológica do que ideológica. Um movimento de afirmação não deveria ser necessariamente entendido como negação de outros segmentos. Pelo menos não quando se prega a igualdade de direitos, que é a reivindicação básica das minorias. Se estamos em um sistema no qual a opressão do outro é necessária para a manutenção do status quo, então estes movimentos minoritário deveriam se opor ao sistema, no caso de a igualdade de direitos ser realmente o norteador. Só que na prática as coisas são bem diferentes. A motivação aqui não é questionar o estado das coisas mais do que é buscar uma inserção. Não é se opor, mas buscar uma parte. E é com essa visão, que pode não ser muito racionalizada por todos, mas certamente é sentida, que um movimento de afirmação de minoria significa necessariamente negação de algum outro que vai surgir.

Achei por certo fazer tais esclarecimentos antes de ser acusado de racista e retrogrado e talvez até vá para cadeia por causa disso. Mas também tenho evitado fazer qualquer comentário irônico do tipo, porque vai que eu sou mal interpretado e algum branquelo radicalzinho de merda crie realmente um movimento baseado nos meus supostos posicionamentos. Por sinal, o discurso desses movimentos de neo-nazimos ou correlatos tem uma certa insatisfação e mania de perseguição bem ao gosto das minorias, digamos, mais legitimas citadas antes.

Nenhum comentário: