terça-feira, março 01, 2005

e com esse são 210 posts, nem são muitos levando-se em conta que lá se vão mais de três anos. claro que esse post não tem a intenção de comemorar o fato de ser o 210º, mas acabou de ter a ver e o resto é só coincidência. mas o fato é que acho muito complicado esse lance de sentar para escrever. dá muito trabalho. sei que deve ter gente aqui e ali que acessa esse blog, com mais ou menos freqüência, e percebe que raramente ele está atualizado. e quando ele foi criado, eu tinha a intenção de escrever bem mais coisas. e muitas delas até começaram a ser escritas, mas, na maioria, o texto não conseguia transmitir o que eu queria dizer. exatamente porque isso de sentar para escrever nem sempre funciona comigo. quando eu tenho o que escrever, o texto sai até rápido. no caso oposto, eu posso passar muito tempo sem conseguir escrever nada, ou escrevo e apago e fico revisando várias vezes. também tinha aquele lance de que eu não queria que o blog se transformasse em uma obrigação. de ter que ficar atualizando só para atualizar. e das vezes que fiz isso foi desastroso. e também pode-se notar que os textos nunca são longos. eu não acho que tenho algo a dizer por mais de alguns parágrafos. e não estou dizendo isso por exagero. claro que eu já escrevi coisas que ultrapassaram as 100 páginas. mas é algo que é totalmente a parte. ou é algo que considero como dever, ou algo que é um forma de praticar. tá. as pessoas que me conhecem sabem que boa parte das atividades que eu me envolvo, tanto por opção quanto para poder me manter, dizem respeito a escrever. no caso do jornalismo, que no momento é essa forma de me sustentar financeiramente, é um texto que sai quase no automático. a maioria das matérias que escrevi eram do tipo fill the gaps e quando não, foram editadas até ficarem tão sem graça quanto as primeiras. no caso da produção acadêmica, eu encaro como um resultado daquilo que venho estudando. não me interessa tanto o que escrevo, mas o que estou estudando. quanto aos roteiros, é algo que realmente eu gosto de fazer, embora não seja nada prazeroso. gosto de bolar as cenas, gosto de ir desvendando os personagens no decorrer da história, quando surge uma fala boa ou uma solução interessante para ligar as cenas (e isso é algo bastante abstrato) é algo que me faz ter certeza que é isso que quero fazer. então é isso. é meio que uma justificativa, mas é mais pra escrever algo sobre como é complicado essa coisa toda de sentar para escrever.

Nenhum comentário: