quinta-feira, fevereiro 07, 2002

Hoje li uma coisa massa. Vou copiar um trecho pra vocês... é uma citação de citação... no dia que for culto cito direto da fonte. Aí vai:

"O que o homem chama de amor é uma coisa muito restrita e débil comparada com essa orgia inefável, essa prostituição sagrada de uma alma que se entrega totalmente com toda a sua poesia e caridade, ao que emerge inesperadamente, ao desconhecido que passa"

Baudelaire


Só explicando que ele fala da cidade moderna, industrial... Essa é a "orgia inefável". O que achei mais interessante nisso tudo é a forma lânguida com que ele descreve a vida na cidade. Andar pela cidade é uma experiência antes de tudo sensorial... Você anda por aí observando e sendo observado. E o mais interessante de tudo é essa parte da prostituição... você divide experiências com pessoas desconhecidas. Os estranhos são parte da paisagem das grandes cidades. Antes o surgimento de um estranho num vilarejo era algo que mudava toda a paz do lugar. Nas grandes cidades, passou-se a andar entre estranhos com a maior naturalidade... Isso eu acho fabuloso. Lembra aquela frase de Um Bonde Chamado Desejo: "Sempre precisei da boa vontade de estranhos". Também me lembrou Magnólia...

Nenhum comentário: