terça-feira, dezembro 10, 2002

Às vezes eu tenho a impressão de ser capaz de mudar o mudo por causa de algo que eu fiz. Mas isso nunca dura muito. Nunca parei para me perguntar porque realmente estou fazendo isso ou aquilo, além dos objetivos mais pragmáticos. Claro que existe o desejo de que aquilo mude alguma coisa em algum lugar por um período... Daí vem essa impressão, acredito.

Ontem vi um filme chamado Ônibus 174 (deve ter sido um dos melhores que eu vi esse ano - mas não vem ao caso), conta a história do famoso seqüestro de um ônibus num bairro carioca chamado Jardim Botânico. É uma dessas coisas que muda algo. Pelo menos por um período. É um filme que propõe uma reflexão sobre os problemas sociais, a partir de um fato específico, mas nunca isolado. Quem passou as quatro horas na frente da TV acompanhando o caso ao vivo, tem aqui a oportunidade de ter acesso a algo que o imediatismo de uma cobertura jornalística in loco acaba perdendo: o contexto. E acho que é isso o grande ponto do filme, voltar-se ao fato e tentar reconstruir uma cadeia de eventos até chegar ao trágico incidente...

E o que fiz depois do filme? Voltei para casa, a pé. E hoje retornei a minha vidinha normal... Mas é verdade: com novos subsídios para entender a questão social.

Talvez as mudanças se dêem também dessa forma sutil... assim, minha impressão pode não ter sido só impressão.

Nenhum comentário: