segunda-feira, março 31, 2003

Tenho sonhado com uma garotinha, ainda de colo. Esse sonho vem se repetindo com certa freqüência. Tentei dar um significado pra ele. Pensei que pudesse ser que alguém próximo a mim fosse ter uma filhinha pra logo. Lembrei até que três colegas de trabalhos estão grávidas. Parecia confirmar essa minha impressão. Depois soube que nenhuma delas ia ter uma filha... mas ainda assim pensei que pudesse ser. A garotinha parou de entrar nos meus sonhos e eu até tinha esquecido disso. Aí teve outro sonho. E ela aparecia muito mais do que antes. E interagia comigo dessa vez. E com muito afeto. Um tipo de afeto que eu não lembro de já ter sentido dessa forma. Sempre pensei que teria uma filha um dia. Sempre gostei dessa idéia. Talvez porque eu tenho três irmãos e sempre ter sentido falta de mais presenças femininas na minha família. Mas é uma idéia que eu descartei faz pouco tempo. Porque decidi que não vou ter filhos. Nem filha... Tenho me preocupado muito com a superpopulação e acho que seria hipocresia me preocupar com isso e ainda querer colocar mais seres humanos no mundo. Pode parecer radical. Pode parecer que é um motivo extremamente impessoal para tomar uma decisão dessas. Eu acredito que existem coisas que possam fazer uma pessoa passar de um ponto de vista extremado para um mais moderado. E poderia mudar facilmente de opinião se encontrasse uma pessoa com quem quisesse ter uma filha. Com quem poderia dividir a responsabilidade de criar, educar e dar suporte de todo tipo a alguém. Admiro quando duas pessoas criam uma criança pelas razões certas, quando têm certeza que querem dar prosseguimento a família de uma forma responsável, ainda que movido por um pouco de paixão. Por isso não serei um ativista da natalidade zero. Só tenho essa posição por ter certeza que não encontrerei alguém que me fara mudar de ideia. Que me fará querer ter uma filha... cuidar, dar carinho, educar... e depois ter orgulho dela, ficar feliz com ela, ter uma amiga pra te ajudar no fim da vida... Apesar de tudo, continuo achando um sonho bonito.
-----
Gostaria de dedicar esse post a uma amiga, pelos motivos certos, e a uma pessoa que não se identificou em sua contribuição, pelos motivos errados.

Nenhum comentário: