sexta-feira, abril 01, 2005

off

nesse momento eu queria ver um filme cuja ação se desenrolasse fora do campo ou nas elipses espaço-temporais. não ia precisar ver nada. na campo talvez um cenário vazio, ou dois personagens reagindo ao que acontece naquele espaço em off. ia ser foda analisar esse filme do ponto de vista formal, porque nada ia ser mostrado. talvez pudesse ser um exercício didático levando-se em conta outros elementos da linguagem filmica. talvez desse para se perceber melhor a utilização da música. a música poderia ser algo bem importante para esse filme. tudo que aconteceria seria "mostrado" através dela (ou pela ausência dela). e os olhares. claro! os olhares daqueles que estão no campo. aqueles que de fato aparecem na tela vão precisar olhar a ação que está no fora-do-campo. os diáliogos claro que não seriam explicativos - embora eu acredite que exista quem trave diálogos explicativos - se fossem seriam um ótimo argumento para destruir a experiência altamente cinemática que seria o filme. mesmo não sendo explicativas, as falas dos personagens iriam contribuir na ação. elas nunca iriam dizer o que estava acontecendo, mas elas fariam parte daquela ação que nunca é vista. não seria um filme encerrado em poucos cenários, seria o mais amplo possível. a trama não iria ser nada espetacular, mas seria bem interessante. e as imagens? claro que seriam belas imagens. e não é só por serem belas, mas é por apontarem para esse fora-do-campo. que é onde tudo acontece. e de uma forma bem ampla. nossas vidas também acontecem no fora-do-campo de todos esse filmes que a gente assiste. no fim das contas, é só um filme sobre a percepção da vida.

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