domingo, janeiro 13, 2002

Uma coisa que me veio ao pensamento. John Coltrane, como todos devem saber, foi viciado em heroína e em álcool. Ele chegou ao fundo o poço. Só que ele conseguiu se livrar disso. Como ele disse, teve um encontro com a espiritualidade, aproximou-se de Deus. A partir desse encontro ele decidiu que a missão dele era fazer as pessoas mais felizes através de sua música, e a forma que ele encontrou de fazer isso foi compondo e gravando uma obra chamada A Love Supreme. E ele conseguiu. Eu digo isso por experiência própria. Eu tive poucas oportunidades de escutar este disco, mas todas foram especiais de alguma forma. Tipo, o cara encarou o inferno de frente, deve ter se encontrado cara a cara com a morte, e conseguiu escapar - não da morte, é verdade, ele morreu poucos anos depois de gravar o disco - e graças ao talento dele. Não diretamente, claro. Mas acho que teria sido mais difícil se ele não pudesse se apoiar na idéia de fazer música. Fazer boa música. E eu digo isso sem nenhum tipo de complexo de inferioridade. Muito pelo contrário. O Disco é tão bom que não dá para sentir-se inferiorizado por ele. Acho que é o tipo da coisa de você pensar que no fundo foi para fazer pessoas como eu felizes que Coltrane fez isso. Eu me sinto feliz por ter ajudado Coltrane dessa forma. E muito grato por ele ter me dado o privilégio de ouvir A Love Supreme.

A Love Supreme

A Love Supreme

A Love Supreme

A Love Supreme
A Love Supreme

Nenhum comentário: