domingo, maio 04, 2003

... em casa, depois do Garagem

"Nem sempre existe coincidência entre ruptura e consciência de ruptura"

Sérgio Paulo Rounet



Essa frase para defender que a pós-modernidade é um dos casos em que há a consciência de ruptura mas a ruptura talvez nem exista. Eu particularmente encaro o termo como uma irônia mais do que como a tentativa de afirmar que estamos em uma nova idade histórica. Sendo a favor ou contra o uso do termo pós-modernidade para se referir ao contemporâneo (termo que eu prefiro, embora seja pouco preciso e inúitil históricamente) ninguém pode negar que o projeto da modernidade sofreu nas últimas décadas golpes não previstos que acabaram por inserir mudanças e 'correções' à ilusão de uma sociedade moderna, o 'sonho' racional de uma vida moldada pela ciência e guiada pelo progresso.

Dito isto posso passar adiante. Hoje eu levei um dos melhores foras da minha vida - que não foram poucos. Mais: não sei se ela notou que foi um fora, pois seria preciso estar inserida num contexto bastante particular da minha vida para notar. E o assunto subjacente do que ela me disse tinha a ver com uma ruptura ou com a consciência de ruptura. Ela disse mais ou menos que estava lá para desmentir as coisas que eu tinha imaginado, especificamente sobre a impossibilidade de vir a conhecê-la, e que a razão de estar lá falando com ela era porque minha vida deveria mudar completamente, que eu deveria deixar de lado todas as formas de encarar a vida que eu conhecia e partir pra algo novo. Seguir adiante, talvez. Faz sentido, faz todo sentido do mundo. Foi o jeito dela de dizer: acorda pra vida. "Os sonhos não vão se realizar, ok?" "Eu não sou mais aquela menina que você viu na varanda e pensou que jamais conheceria." "Estou aqui na frente e sou bem real e nada disso é especial". O fato de ela ter me dito algumas coisas não muda nada objetivamente. Mas é bem clara a mensagem de que não adianta tentar realizar os sonhos, esquematizar alguma coisa, planejar... a vida é muito mais expontânea.

Ainda que não haja uma ruptura, é importante por trazer a consciência de ruptura.
Ruptura é uma palavra legal de se falar.

... a dor vem do desejo...

Nenhum comentário: