sexta-feira, maio 02, 2003

Problema#1: o tamanho da população é um dos grandes problemas do mundo, apesar de um certo sucesso de políticas de controle de natalidade; outras políticas de diminuição populacional menos ortodoxas se mostraram pouco eficazes, fugiram do controle ou batem de frente com os direitos humanos.
Problema#2: a economia global vem atingindo taxas absurdamente grandes graças aos valores agregados e ao jogo especulativo e negócios futuros, no entanto as riquezas que circulam no planeta ainda estão muito ligadas aos recursos naturais, renováveis ou não, e projeções apontam que até a metade desse século os valores vão ser tão altos que a Terra será pequena para sustenta-los, não havendo recursos capazes de cobrir a economia.
Problema#3: aponta na direção da má distribuição e do desperdício dos recursos o que vai aumentar cada vez mais a diferença entre os que podem dispor de excedentes e daqueles que apenas têm para sobreviver.
Problema#4: todas as projeções apontam para o período entre 2045 e 2060 quando se atingirá a "massa crítica" o que significa pouco tempo para mudar o quadro... tempo que, por sinal, está correndo agora.
Problema#5: quando isso acontecer, será um marco histórico sem precedentes pelo fato de já ter sido previsto ao longo dos dois últimos séculos, o que pode levar a conclusão que certas coisas em história são inevitáveis.
Problema#6: um acontecimento desse muda toda a forma de se estudar e de se enxergar o mundo, pelo menos deveria mudar, no entanto, os pensamentos pouco têm evoluído nesse sentido... vivemos numa época de revisão onde todas as linhas filosóficas são reprocessadas diante de contextos diversos dos quais as originaram e tem dado pouco resultado consistente, ainda que todos sejam interessantes.
Problema#7: o conceito de felicidade passa por uma crise na medida que não pode ser atingida por todos, se é que ainda pode ser atingida... hoje, quando mais pessoas têm algum acesso ao saber e á ciência, esse conceito continua a ser levado em conta da forma como foi encarado em épocas em que poucos tinham acesso a este tipo de informação... um desafio é lidar com a felicidade num mundo prestes a se colapsar.
Problema#8: diante desse quadro o crescimento, desde meados do século passado, no interesse por religiões que pregam o desapego material é uma política interessante para o contexto atual, no entanto o desapego simbólico não é exercido, por razões compreensíveis, e por isso mesmo é a grande barreira para encarar o colapso do mundo tal qual o conhecemos.
Problema#9: todos sabem que essas palavras pouco ou nada podem ajudar e no entanto inúmeras pessoas estão voltadas para este ofício o que dá um certo tom desesperado e desesperançoso a tudo que é lido sobre o futuro.
Problema#10: quem sabe o que pode ser feito não consegue por em prática por causa do distanciamento, quem poderia por em prática não sabe o que fazer... no meio disso tudo, a arte poderia, mas não consegue como incitar as duas vertentes a se aproximarem.

Nenhum comentário: