quarta-feira, maio 21, 2003

Duas garotas, acho que estudantes da Universidade Federal, estavam sentadas naquelas cadeiras que ficam na parte de trás do ônibus (CDU/Várzea). Elas estavam conversando, um pouco alto, mas o necessário para um poder escutar o que a outra falava. Como sempre acontece quando pego esse ônibus, indo da aula para o trabalho na sexta feira, eu estava sonolento e nem dei muita bola para elas nem para o resto da humanidade que também fazia o trajeto.

Em certo ponto, as duas se levantaram e foram pra frente, acredito que iam descer ali perto da Riachuelo. Percebi, então, que uma usava uma saia curta, mas nem tanto, e a outra uma daquelas calças capri, nada demais, e eram bem bonitas as duas. Eu prestei atenção um pouco enquanto as duas se perdiam no meio das outras. Nesse momento escuto o seguinte comentário: "depois dizem que estuprador tem culpa?" Como assim? O que foi que as meninas fizeram de errado? Estavam sentadas na parte de trás do ônibus? Estavam sentadas pertos de homens? Estavam usando roupas que chamam a atenção? Falavam alto? Eram bonitas? Como assim? Não sei se estuprador tem culpa até que ele estupra mesmo. Mas aí já é tarde. Infelizmente sou um sujeito que tento ser diplomático e não gosto muito de violência, além do quê sou fraco. Infelizmente porque minha vontade foi dar um chute na cara dos dois sujeitos com minha bota de fazer trilha.

Um comentário desses me remete diretamente a um clima de filme noir. Todo mundo é culpado. Se algo acontecesse àquelas garotas, o cara que fez o comentário e o outro que concordou com ele seriam os culpados. Não por comenterem o ato em si, mas porque, através de um pensamento como este, eles mostram que seriam capazes de fazer, talvez só não fazem por algum tipo de incapacidade, respeito a regras sociais ou sei lá o que. Mas o que dizer de mim? Eu olhei para as garotas tambem, né? Posso condenar alguém num assunto desses? Vivo tentando evitar ter atitudes machistas, mas isso faz parte da minha formação. Reconheço quando isso vem a tona e tento evitar.

Pois bem, os caras culparam as meninas, eu culpei os caras... certamente sou culpado também. Com certeza uma trama de filme noir, só que com bem menos charme.

Nenhum comentário: