domingo, setembro 24, 2006

o fantástico mundo de...



David Lachapelle é um fotografo bem conhecido e bem hypado por causa da sua visão surreal e exagerada que empresta ao mundo da moda e da publicidade. Acontece que ele também curte dirigir videoclipes para uma gama bem variada de artistas que vão de The Vines a Mariah Carey, de Avril Lavigne a Whitney Houston, de Blink 182 a Elton John. Sei que um dia desses eu revi o clipe de Natural Blues, do Moby. Aí quando passou aquela cena da Christina Ricci dançando em cima da TV eu fiquei um bocado emocionado. Aí lembrei de outros clipes dele como o de Super Duper Love, da Joss Stone e I?m with you, da Avril Lavigne. Bom, esse último dá um novo sentido a imagens de adolescentes dançando em câmera-lenta e foi o responsável por eu finalmente assumir que gosto da Avril (mas isso é outra história). Como uma coisa leva à outra... fui procurar pelas fotos dele. Ele fez um monte de imagens que muita gente já deve ter visto, mesmo sem saber. Aí no site dele vi que tinha uma seção de PORTRAITS. Um monte de fotos de um monte de celebridades. Claro que eu fui logo ver as fotos das moças que povoam meu imaginário desde a década passada (inclusive a Natalie, claro). Foi aí que saquei que é graças a pessoas como Lachapelle que isso acontece. Essas pessoas que empurram imagens e mais imagens maravilhosas de gente mais ou menos maravilhosa que acabam de alguma forma fazendo parte de sua vida de uma forma bem freqüente. E, nas fotografias feitas por Lachapelle, estão essas mulheres emprestando suas presenças para a criação de um mundo colorido, estético, assimétrico e praticamente intangível. Ao mesmo tempo em que faz presente, afasta com a exuberância das cores e das formas. Ao mesmo tempo que capta um momento e transforma a realidade destrói qualquer possível legação com o ?real?. Não é como aquelas publicidades dos anos 50 em que mostravam a idealização de um padrão de vida que se pretendia real. Ele não busca mostrar o ideal, mas apenas o sonho e a impossibilidade. As fotos podem mostrar um mundo que escapa da realidade, mas não me sugere uma fuga. Acho que é mais o lance de me mostrar que não tem como fugir. O mundo que ele cria está só nas fotos.





também postei uma série de fotos dele no meu fotolog

Nenhum comentário: